A maioria dos professores tem reclamado sobre o uso do ctrl+c/ctrl+v, que vem sendo utilizado pelo nosso alunado ao fazerem pesquisas escolares. Hoje lí um artigo muito interessante e quero, aqui, socializá-lo. Vale a pena ler e refletir sobre este assunto, já que, às vezes, incomoda tanto!!! A cópia é a primeira parte de um trabalho de autoria Betina Von Staa O assunto “copia e cola” costuma deixar professores indignados, como se esse hábito tivesse sido inventado pelos nativos digitais. A indignação vem acompanhada de inúmeros juízos de valor a respeito da preguiça ou da falta de escrúpulos desta geração. Professores desenvolvem truques para evitar que seus alunos copiem, e universidades investem em sistemas antiplágio. No entanto, não precisamos ver a tecnologia somente como causadora das cópias e de plágio. Se lembrarmos bem da nossa vida escolar, não foi a Internet que inventou o hábito de copiar na escola. Podemos, isso sim, entender qual é o lugar da cópia na escola e usar esse recurso tão prático até para promover mais aprendizagem. Como isso é possível? É preciso ter em mente que nenhuma ideia surge no vazio. Sendo assim, antes de produzirmos nossos trabalhos cheios de criações brilhantes, temos que conhecer as ideias dos outros. É preciso buscar referências, ler, selecionar pontos interessantes, buscar definições para conceitos importantes. Se reforçarmos demais que os alunos têm de escrever com as próprias palavras, eles realmente podem começar a enganar, exatamente por perceberem que não dispõem “das próprias palavras” sobre o tema a ser pesquisado. |
Este blog foi criado com objetivo de divulgar os trabalhos com as tecnologias e as açoes do Cefapro e das escolas do polo.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
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