sexta-feira, 3 de junho de 2011

Professores das Redes Municipal e Estadual de Bom Jesus do Araguaia iniciaram o Curso Tecnologias de Informação e Comunicação 100 horas (TICs)

Nesta segunda (09/05), teve início o curso TICs 100 h, para todos os professores do município de Bom Jesus do Araguaia- MT.
O município conta com 4 escolas participantes do curso sendo 3 municipais e uma estadual, somando cerca 74 cursistas, 26 da Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva e 48 das Escolas Municipais: Santa Marta, Jarbas Teodósio e Otávio Ribeiro. Estes foram divididos em duas turmas com as professoras formadoras Coraci e Arlei, que atuam nas redes municipal e estadual, respectivamente.
O Curso Tecnologias de Informação e Comunicação: ensinando e aprendendo com TICs (100h) visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

  • compreender o potencial pedagógico de recursos das TICs no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos de forma criativa e colaborativa.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PEDAGOGIA DE PROJETO. SERÁ IMPORTANTE?

Pedagogia de Projetos

Nos últimos anos, vimos assistindo ao resgate de uma metodologia de trabalho antiga: o Método de Projetos.Os projetos são orientadores básicos das atividades no mundo do trabalho. Autores clássicos como Karl Marx já apontaram para o fato de que o trabalho é dignificante e constituidor do ser humano por seu trabalho inventivo, que parte de uma antecipação mental daquilo que se pretende: o projeto em si mesmo. Projetar é planejar intencionalmente um conjunto de ações com vista ao atingimento de um ou mais fins.

No campo da educação, clássicos como Dewey e Freinet já apontavam, há cerca de 100 anos, para o valor educativo de atividades de caráter globalizante por sua vinculação com o mundo real. O campo da educação vem reconstruindo e ressignificando as diferentes concepções acerca do Método de Projetos.

Quando falamos em Pedagogia de Projetos estamos nos referindo a uma lógica educativa bastante diferenciada do que se vem fazendo na maioria dos processos educacionais. Mudar a lógica educativa significa romper com tradições e a Pedagogia de Projetos apresenta diversas propostas de ruptura: romper com a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real, com a fragmentação dos conteúdos em disciplinas, em séries e em períodos letivos predeterminados, como horários semanais fixos e bimestres, romper com o protagonismo do professor nas atividades educativas, romper com o ensino individualizado e com a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos assimilados e voltada exclusivamente para selecionar os alunos dignos de certificação.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jogos on-line: o jogo dos erros de Português

Brinque neste jogo e evite 100 erros comuns da língua portuguesa. Clique AQUI para jogar!

CURSO INTRODUÇAO A EDUCAÇÃO DIGITAL COM OS GUARDAS E OS APOIOS ADMINISTRATIVOS S.F.A

CURSO INTRODUÇAO A EDUCAÇÃO DIGITAL COM OS GUARDAS E OS APOIOS ADMINISTRATIVOS S.F.A

Aniversario de Sao Felix do Araguaia MT

Aniversario de Sao Felix do Araguaia MT
Bolo Com 33 metros