CEFAPRO – SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT
FORMAÇÃO CONTINUADA - SALA DE FORMADORES
DATA: 14/10/2010
TEMA: SIGNIFICAR A EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
(Adelar Hengemühle)
Relato/Síntese: Na manhã de quinta-feira, estudamos o texto de Adelar Hengemühle. Esse autor apresenta uma reflexão sobre os históricos problemas da falta de significado dos conhecimentos escolares. Ele propõe o resgate histórico dos conteúdos e a sua significação na atualidade como um meio de ajudar os professores na orientação do processo pedagógico, conforme teorias educacionais contemporâneas.
Problemática apresentada pelo autor: Por que o professor tem tanta dificuldade para fazer significativos os conteúdos na contemporaneidade?
Em seguida, apresenta alguns dos referenciais teóricos considerados uma unanimidade no meio educacional. Dentre elas, ressalto: Para Freire a tarefa do professor, e num sentido mais amplo a do educador, é a de problematizar aos educandos os conteúdos que os mediatiza, e não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de entendê-lo, de entregá-lo como se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado (Berbel, 1998:19). Essa é uma prática que precisa ser vivenciada, já que é mais cômodo levar para o aluno conteúdos prontos. Entretanto, há entre nós alguns professores que já perceberam a importância de problematizar conteúdos quando na sua prática pedagógica trabalham por meio de projetos. Mas não projeto por projeto, e sim, diante de uma problemática levantada em sala e aula, a construção de um plano para teorizar e praticar um conhecimento que seja relevante para o seu aluno.