terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Debatendo a Educação

Os Pacotes na Educação

 Ultimamente, o que se tem visto na educação pública é a implantação dos chamados pacotes e entre eles podemos citar: Acelera, Se Liga e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Esses pacotes surgiram com o objetivo de corrigir os chamados atrasos existentes entre centenas de alunos que estavam em uma série considerada fora da faixa de idade. A ideia era tentar corrigir os alunos para que eles acompanhassem os demais que se encontravam em séries adiantadas.

Quando um professor tem uma sala de aula com poucos alunos é comum ele conseguir corrigir certos defasagens em alguns alunos, É comum encontramos alunos na quintas e sextas séries soletrando as palavras. Quando o professor tem um número maior de aulas por turma e uma quantidade de adequada alunos ele consegue fazer (ou corrigir) com que, durante o decorre do ano letivo, crie-se mecanismos para que o aluno consiga ler naturalmente (sem soletrar as palavras). E mesmo assim, quando não se conseguia se corrigir o problema em sala de aula, o correto é se ter uma equipe técnica (alguns país colocavam os filhos em bancas) para que se acompanhasse o aluno e o problema fosse solucionado.

Com o passar do tempo, as condições de trabalho do professor foram mudando e foram aparecendo várias causas que estão dificultando uma melhor qualidade de ensino (clique aqui), entre elas: a) salas de aulas lotadas, grade curriclar para atender interesses administrativos (clique aqui), excesso de professores em algumas disciplinas e faltas  de professores em outras, etc.

Com o passar do tempo, as sala de aulas ficaram super lotas e em algumas disciplinas onde a leitura é fator determinante ( História e Geografia são exemplos) e  foi-se criando uma demanda de alunos com defasagens em relação a outros da mesma idade. Mesmo na disciplina de Matemática criou-se uma defasagem dos alunos que chegavam até as 5ª e 6ª séries sem saber as quatro operações. Foi que algum iluminado lançou esses pacotes que dizem para corrigir tais distorções.

Se era esse o objetivo, de uma certa maneira, o Estado afirmou que o ensino estava passando por problemas ao impantar tais pacotes e para piorar se implantou tais pacotes e não corrigiu as causas dos problemas que estavam fazendo com que tantos alunos ficassem em idade consideradas defasadas e como resultado esses alunos começaram a inchar os colégios em séries defasadas, ou seja, não se corrigiu as causas dessas conseqüências..

Hoje, as secretárias de Educação estão se utilizando desses pacotes para apressar os alunos (e não para educá-los) com o objetivo de que esses alunos, quando aprovados, irão abrir vagas pra novos alunos. E um caso de pura economia para não se gastar com mais professores e apressar os alunos que eles irão abrir novas vagas para novas turmas. Para piorar a situação , esses pacotes estão sendo ofertados de maneira igual em número de turmas com o chamado ensino regular e chega-se a conclusão que o objetivo de se corrigir os alunos defasados foi substituído pelo motivo de se fazer os alunos passarem mais rápidos pelos bancos escolares sem precisar contratar mais professores.


Além do motivo de se economizar, citado acima, esses pacotes são oferecidos com uma ajuda de custo e isso vale para os pacotes vindo do MEC (Ministério da Educação), como também para os pacotes vindos de ONGs (tipo Fundação Airton Senna).


Tem-se falado em uma tal de Gestão Democrática, você acredita que alguma Secretaria irá querer debater democraticamente a implantação desses pacotes juntamente com os professores, país e alunos?  

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